Operações com Informação Privilegiada

Embora a ANDARAGUÁ não deseje restringir a liberdade de os seus colaboradores fazerem investimentos pessoais apropriados, cada um de nós deve ter presente o risco de ser visto a envolver-se em “operações com informação privilegiada” quando toma decisões de investimento.

Espera-se que:
  • Se tenha consciência de que a utilização de informação confidencial para fazer investimentos pode estar abrangida pela legislação que regula as operações com informação privilegiada;
  • Se evite comprar ou vender ações da ANDARAGUÁ ou de qualquer outra empresa se estivermos na posse de informação privilegiada nessa ocasião, se for o caso;
  • Se evite divulgar essa informação privilegiada a terceiros fora da empresa, incluindo familiares;
  • Se evite divulgar essa informação privilegiada dentro da empresa, exceto por imperativos de “necessidade de informação”;
  • Se proteja a informação privilegiada de uma divulgação acidental.


P: Desconheço a legislação. O que significa exatamente “informação privilegiada”?

R: “Informação privilegiada” é um conceito definido por lei. Em termos gerais, diz respeito a informação não divulgada publicamente e que um investidor poderia considerar importante para tomar uma decisão de investimento. Esta informação pode dizer respeito à ANDARAGUÁ, mas também a qualquer um dos seus clientes ou fornecedores ou a uma empresa com a qual a ANDARAGUÁ tenha contato. Pode encontrar mais informação no nosso documento sobre Ética.

P: Disseram-me que a ANDARAGUÁ está prestes a adquirir ou se associar a uma outra empresa. Tudo leva a crer que se trata de uma ocasião excelente para comprar ações de uma ou de outra – ou de ambas (se for o caso). Uma vez que o mais certo é verificar-se uma subida dos valores quando o acordo for anunciado. É correto eu avançar com essa compra?

R: Não. Estando ao serviço da ANDARAGUÁ ou de qualquer afiliada do grupo, será considerado um “privilegiado” e, nessa medida, se for o caso, você não poderá comprar nem vender ações da ANDARAGUÁ ou de outra empresa até o acordo ser tornado público.

P: Compreendo, se for o caso, da impossibilidade de comprar ações da ANDARAGUÁ com base em informações internas. Mas será que posso “mencionar por acaso” à minha namorada que agora talvez seja um momento bom para comprar – seria possível?

R: Não. Era como se fossem compradas por si. Mesmo que tudo o que ouviu sejam boatos, estaria a encorajar a sua propagação e isso também não seria eticamente correto.

Atenção: Se estiver perante uma questão relativa ao ambiente, não a guarde para si. Consiga a ajuda e o apoio de que precisa, discutindo essa questão com a sua gestão, com o Gestor de Saúde e Segurança ou com o Diretor de Recursos Humanos (consulte o capítulo sobre “Conversa Aberta”).