Conversa aberta

A ANDARAGUÁ sempre irá encorajar uma cultura de abertura onde os seus colaboradores podem colocar as suas dúvidas genuínas.

Espera-se que todos os colaboradores assumam responsabilidade pessoal de forma a assegurar que a nossa conduta estará sempre de acordo com o ESPÍRITO ANDARAGUÁ e a NOSSA FORMA DE TRABALHAR.

Encorajaremos todos os colaboradores a expressar os seus pontos de vista, a defender as suas opiniões e a assinalar comportamentos ou pedidos inaceitáveis.

Reconheceremos que os colaboradores podem vir a ter dúvidas sobre determinadas práticas e necessitem de aconselhamento e orientação para nos ajudar a resolver.

Será sempre nossa política que todas as dúvidas levantadas de boa fé sobre condutas incorretas por parte da Empresa ou por qualquer dos seus colaboradores ou parceiros de negócio sejam investigadas minuciosamente e que sejam tomadas as ações apropriadas para lidar com o resultado dessas investigações.

“Boa fé” significa que foi fornecida informação que se acredita ser honesta e precisa nessa altura, mesmo se mais tarde se provar o contrário.

Forneceremos informações a quem levantou a dúvida na medida em que seja apropriada e possa ser transmitida sem infringir os requisitos legais ou outras obrigações de confidencialidade.

Asseguraremos um processo justo no caso de uma investigação e, em particular, o respeito dos princípios do devido processo e a presunção de inocência.

Toda a informação dada no decorrer da investigação será comunicada numa base de “necessidade de conhecimento” e qualquer colaborador que levante tais dúvidas de boa fé será protegido contra uma possível retaliação. É esperada uma total cooperação durante as investigações.

O procedimento normal para levantar tais questões é através da hierarquia. Se por qualquer razão se sentir desconfortável com esta via, deverá levantar a questão com o seu Diretor de Recursos Humanos. Poderá também existir recursos adicionais disponíveis, tais como representantes de pessoal, procedimentos de reclamação ou uma linha de ajuda.

Atualmente, o Diretor-Geral é o responsável máximo por assegurar o respeito pelo ESPÍRITO ANDARAGUÁ e a pela NOSSA FORMA DE TRABALHAR.

Se no futuro levantar a dúvida localmente e continuar insatisfeito coma resposta que lhe foi dada pelo diretor local, ou no caso excepcional de não ser apropriado o levantamento da questão localmente, pode contactar o Diretor Geral da seguinte forma:

Website: www.complexoandaragua.com.br/contato

E-mail: andre.ursini@complexoandaragua.com.br

Tenha em atenção que apesar de não proibirmosdenúncias anónimas, não as encorajamos. Acreditaremos que ofereceremos garantias suficientes para tornardesnecessário que um colaborador que denuncie uma dúvida em boa fé esconda a sua identidade. Será também difícil investigar um assunto minuciosamente quando denunciado anonimamente.