Aeroporto de Porto Alegre estreia operações do novo Terminal de Cargas

Aeroporto de Porto Alegre estreia operações do novo Terminal de Cargas

Mais uma obra capitaneada pela Fraport Brasil – Porto Alegre foi entregue ao estado do Rio Grande do Sul. Na última segunda-feira, dia 26/07, o novo TECA Internacional (Terminal de Cargas) do Porto Alegre Airport entrou em operação.
Com 10.559 m², o empreendimento oferece maior capacidade de processamento de cargas, tanto para a importação, quanto para a exportação, aumentando de 35 mil para até 100 mil toneladas ao ano.
Esta obra integra os investimentos em melhoria do sítio aeroportuário conduzidos pela Fraport Brasil – Porto Alegre, à frente das operações do aeroporto desde janeiro de O novo TECA Internacional não faz parte das obrigações do contrato de concessão com a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).
“A Fraport Brasil decidiu investir em um novo Terminal de Cargas Internacional por acreditar no potencial econômico do Rio Grande do Sul. Com instalações mais modernas e com maior capacidade de processamento, o TECA se torna referência e abre espaço para que mais empresas e indústrias optem pelo modal aéreo no momento de exportar ou importar”, explica Andreea Pal, CEO da Fraport Brasil.
Hoje, os principais tipos de cargas que passam pelo Terminal são: metal mecânico, eletrônicos, ferramentas, medicamentos, têxtil, couro, máquinas e equipamentos, perecíveis, automotiva, polímeros, animais vivos, agropecuária, hospitalar, alimentícios e cargas perigosas de todas as classes embarcadas em aeronaves.

Novo complexo

O complexo possui área de movimentação de caminhões com espera para 10 veículos, 587 vagas de estacionamento, 11 espaços locáveis, escritórios de órgãos públicos e 17 docas, sendo nove para atividades de importação e outras oito dedicadas à exportação.
Estruturas complementares como subestação elétrica, estação de tratamento de esgoto, casa de bombas, depósito de resíduos, espaço para recarga e abastecimento de empilhadeiras e guarita para controle de acesso também foram construídas.
“Além de oferecer espaços mais qualificados para a armazenagem, com novas câmaras frigoríficas e um novo armazém para cargas perigosas, o TECA também possui uma estrutura que suporta a operação administrativa dispondo de diversos espaços para locação. O projeto arquitetônico e soluções aplicadas permitem maior verticalização de produtos, com ganhos de capacidade de processamento”, afirma Sabine Trenk, COO da Fraport Brasil.
O armazém de importação (3.398 m²), o armazém de exportação (3.012 m²), o complexo de câmaras frigoríficas (388 m³) e o armazém de cargas perigosas (300 m²) completam a infraestrutura do Terminal. Localizado na avenida Severo Dullius, 800, bairro São João, o Terminal funciona 24h para as operações de importação e exportação.

Aeroin por GILBERTO SIMON em 30/07/2021

Compartilhe :