As 17 metas da ONU para desenvolvimento sustentável do planeta

Como atender as necessidades do presente sem comprometer o mundo onde vão viver nossos filhos e netos? Na série especial de reportagens sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), uma iniciativa da ONU, a Organização das Nações Unidas, conheça as metas para virar o jogo e fazer deste mundo um lugar melhor de viver.

São grandes metas, assinadas por vários países, incluindo o Brasil, para garantir mais igualdade social e de gênero, preservação da natureza, economia justa, entre outros assuntos



EDUCAÇÃO

A educação é o quarto Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS): "assegurar educação inclusiva e equitativa de qualidade e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos". Essa é a meta a ser alcançada. O Brasil ainda tem um longo caminho, principalmente, quando se trata da qualidade neste setor.

A educação, mesmo nas discussões mais polarizadas e divergentes, é senso comum: investir neste setor é urgente e saudável para a economia dos países e para o desenvolvimento das nações. 

 

SOCIEDADE CIVIL

Cento e noventa e três países assinaram o compromisso da ONU para tomar novos caminhos e melhorar a vida das pessoas no mundo. Essas metas têm como objetivo acabar com a pobreza, promover o bem-estar e a educação e proteger o meio ambiente. A terceira reportagem da série especial foi atrás dessas pessoas, capazes de mudar hábitos e transformar o ambiente em que vivem

 

SUSTENTABILIDADE

Não é mais novidade para ninguém que os recursos do nosso planeta são limitados, mas será que dá para consumir e produzir pensando nisso? Fazer dinheiro reduzindo ao máximo o impacto nas sociedades e na natureza? A resposta é sim! Com planos de negócio inteligentes, tem empresa que gera lucro apostando na sustentabilidade.

 

COMO O BRASIL ESTÁ CUMPRINDO OS ODS?

O Brasil é um dos 193 países que assinaram um plano de ação para erradicar a pobreza, proteger o planeta e garantir uma sociedade sustentável até 2030. Faltam apenas 12 anos. Na última reportagem da nossa série especial, o repórter Roberto Kovalick conheceu iniciativas de governo que estão dando certo. Ele também descobriu como a população está se virando em lugares onde o poder público não chega. 

O IBGE lançou uma plataforma para monitorar como o Brasil está se saindo no cumprimento dos objetivos de desenvolvimento sustentável. Os indicadores estão sendo preenchidos aos poucos.

Compartilhe :